sexta-feira, 18 de julho de 2008


Fonte e catedral de Santa Maria à noite


Jovens recebem Cruz das jornadas


O grupo de portugueses e o Duarte



Estar aqui, nestas circunstâncias, é algo único. Um privilégio, mesmo! Muitos habitantes de Sydney foram de férias, a pedido do governo, para os jovens peregrinos terem mais mobilidade nos transportes públicos e poderem ser alojados em escolas.

E os australianos que permanecem na cidade passam na rua por nós e sorriem-nos, encontram-nos no comboio e perguntam de onde somos, acolhem-nos nas suas casas e tratam-nos como se fôssemos seus filhos (e muitos deles têm 3 ou 4 crianças!). É normal que passe os dias com um sorriso no rosto.

Após a oração matinal, a catequese, dada pelo bispo auxiliar de Braga, D. Antonino, e a Missa, em conjunto com brasileiros e timorenses, o nosso grupo partiu para Sydney. Eu e uns amigos atravessámos a baía até Manly, uma zona lindíssima a nordeste, com praias de água cristalina e parques naturais a perder de vista.Tanto assim que nos íamos mesmo perdendo no Parque Nacional de Sydney, rodeados de vegetação e rochas!

Mas lá chegámos a uma estrada e apanhámos o autocarro, que nos levou de regresso ao terminal do barco. O pôr-do-sol em Sydney é algo de místico… O crepúsculo sobre o azul da baía e reflexos doirados nos edifícios fazem-na parecer quase surreal, qual Atlântida emersa das águas (do Pacífico).

E ficámos com tanta vontade mergulhar no oceano que embarcámos numa visita ao aquário. Peixes de mil e uma cores e tamanhos, um aligator pachorrento, uma foca vedeta (que gostava que lhe tirassem fotografias) e tubarões enormes a nadar mesmo por cima dos visitantes fazem as delícias de qualquer pessoa. Nunca tinha visto a boca de um tubarão tão próxima!

Para além do fascínio que é ver de perto estas criaturas, deu-nos uma terrível fome. E fomos rapidamente jantar ao centro da cidade (e pela primeira vez comi peixe fresco na Austrália!).

Obrigada, meu Deus, por teres criado o Céu, a Terra e o Mar.



Texto e fotos de Clara Pereira

0 comentários: