quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mudar de vida

Escrevo este texto no dia em que o Papa chega oficialmente a Sydney onde teve à sua espera milhares de jovens e números habitantes de Sydney que o acolheram calorosamente. Se é fantástico ver como esta cidade está a receber os milhares de jovens vindos de todo o mundo, é também interessante tomar contacto com as experiências de cada um e que são autênticas histórias de vida.

Quero-vos falar de um caso muito particular que me surpreendeu a mim e à Clara na viagem de Comboio até Kingsgrove. Se por um lado o colorido das vestes vai marcando a diferença, neste caso a simplicidade e a alegria foram os principais motivos de atenção. Estava perante um grande testemunho e para o saber bastaram 15 minutos de viagem.

De nome Volantino, frade por escolha de Deus. O sorriso era comum entre ele e o seu companheiro de viagem. Após uma pequena abordagem e conversando em português pude perceber a forte convicção da sua vocação. A alegria de viver na simplicidade era de facto o seu maior testemunho.

Após uma pequena conversa, sacou da sua bolsa um pequeno álbum com duas fotografias dele. Uma tirada antes, marcada pelo cansaço e com uns olhos profundíssimos e uma cara pálida e outra tirada “depois de conhecer Cristo”. Como podem ver pela foto, realmente a sua cara mudou… e para muito melhor.

É também com esta diversidade que vemos a história da Igreja, tal como nos falava hoje o Papa. É através da diversidade que encontramos hoje a riqueza da criação de Deus, na procura da felicidade para cada um. “A vida não é uma questão de sorte. Deus é mais do que isso.”

Definitivamente esta diversidade “passeia” por estes dias nas ruas de Sydney com experiências que vale a pena conhecer.

Filipe Teixeira

0 comentários: