sexta-feira, 18 de julho de 2008

O fenómeno das bandeiras

É realmente o máximo: uma pessoa vai na rua, cruza-se constantemente com grupos de jovens, grupos e mais grupos – distinguem-se à distância os participantes na J.M.J. porque trazem todos umas mochilas giríssimas, super modernas com 3 cores amarelo, laranja e vermelho – de tal forma evidentes, que parece que em Sydney não há ninguém que não participe neste grande encontro!

Pois bem, com tantos dias a cruzar-me com tantos jovens, já nem ligo aos distintivos de cada grupo… a não ser quando aparece uma bandeira portuguesa. Foi o caso de hoje, quando se cruzou comigo uma enorme bandeira portuguesa! Mas, ainda mais interessante, é que não se tratou de um encontro qualquer, era uma família completa de madeirenses emigrantes em Melbourne, que fizeram 12 horas de carro para vir a Sydney ver o Papa! A conversa que tive com eles, podem ouvi-la na RR e claro que no final, tirámos a fotografia da praxe!


Estávamos nós neste convívio (os amigos madeirenses, sem largar a querida bandeira, claro está), aproximaram-se dois rapazes também com bandeiras portuguesas!... É giro, este fenómeno – tipo íman lusitano – “de onde é que são?” foi a pergunta inevitável. Pois bem eram dois rapazes da diocese do Algarve, acólitos cheios de sorte porque integram o grupo internacional da liturgia e vão estar nestes dias muito perto do Papa, lá em cima no altar, para ajudar nas celebrações. A entrevista com eles e respectivo retrato estão disponíveis na RR.


Aura Miguel

0 comentários: