segunda-feira, 14 de julho de 2008

Lisboetas já em Sidney

Quando aqui cheguei, no sábado, Sydney era uma cidade calma e relativamente pacata. É claro que já se tropeçava nas bandeiras coloridas e nas bancas de venda com artigos para jovens com o logótipo WYD e podíamos encontrar, em várias paróquias, pequenos grupos organizados, mas, desde hoje, a cidade está literalmente mudada.

Assistimos a uma divertida invasão de gente nova, por todo o lado... deslocam-se por grupos, quase sempre acompanhados por um ou outro adulto. Metem-se uns com os outros e perguntam de onde são, quando não têm a bandeira do país a identificá-los.

Pois hoje mesmo, no meio desta "confusão juvenil", encontrei um jovem com uma enorme bandeira portuguesa pendurada nas costas (tipo capa). Pertencia ao grupo do Patriarcado de Lisboa e apontou para o terraço da Sydney Opera House: "Estão todos ali!"

Olhei e vi um grupo de jovens com um enorme canguru de plástico insuflado aos ombros... admirei-me como os lisboetas já se tinham integrado assim tão depressa, mas não: aquele, afinal, era outro grupo da América Latina.

Os "nossos" apareceram sorridentes e, lá tirámos uma foto diante desta complexo fabuloso que é o edifício da Ópera de Sydney. Pela escadaria fora, com a bandeira portuguesa, claro está.

No final, juntaram-se 5 rapazes australianos, com a bandeira deles do tamanho da nossa, e, assim, em poucos segundos, se guardou para a posteridade fotográfica uma bela experiência de comunhão, de olhos postos no encontro com o Papa.


Jornadas da Juventude: "A Esperança de mudar o Mundo"



Aura Miguel

1 comentários:

Ana Saavedra disse...

As Jornadas Mundiais da Juventude são sempre um tempo de graça e de alegria para os jovens que nelas participam.
É um tempo de (re)encontro, em primeiro lugar, com Jesus Cristo, com o Papa e com outros jovens.
Que estas jornadas de Sidney produzam bons frutos...
Ana